A importância da Inspeção

Quais são os benefícios? 

Inspeção Vasos de Pressão e caldeiras, visa analisar as condições técnicas, operacionais e de segurança, constatando se existe alguma anormalidade ou qualquer problema que esteja em desconformidade com a NR-13, apontando possíveis adequações e testes a serem realizados se necessário (segurança periódica).

Vaso de pressão (equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa).

Classe A: Fluídos inflamáveis com temperatura superior ou igual a 200º C; fluídos tóxico com limite de tolerância igual ou inferior a 20 ppm; hidrogênio, acetileno.

Classe B: Fluídos combustíveis com temperatura menor que 200 °C, fluídos tóxicos com limite de tolerância maior que 20ppm.

Classe C: Vapor de água, gases asfixiantes simples, ar comprimido.

Classe D: Água ou outros fluidos não enquadrados nas classes “A”, “B” ou “C”, com temperatura superior a 50ºC.

Caldeiras (são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo).

Categoria “A” – são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1.960 kPa (19,98 kgf/cm²), com volume superior a 100 L

categoria “B” – são aquelas cuja a pressão de operação seja superior a 60
kPa (0,61 kgf/cm²) e inferior a 1 960 kPa (19,98 kgf/cm2), volume interno superior a 100 L (cem litros) e o produto entre a pressão de operação em kPa e o volume interno em m³ seja superior a 6 (seis). 

O critério adotado por esta NR, para classificação de caldeiras, leva em conta a pressão de ‘operação e o volume interno da caldeira. A subdivisão em três categorias distintas facilita a adoção de critérios diferenciados compatíveis com o risco apresentado por cada caldeira.